A grande maioria das pessoas (e acredite, até técnicos/analistas na área) não sabem o que é PTT(Ponto de troca de trafego) ou como é conhecido mundialmente o IX (Internet Exchange), e qual sua importância para as redes hoje em dia. Nesse artigo, tentarei explicar de forma simples e sem entrar em quesitos técnicos o que é isso e como isso contribuiu muito para a internet brasileira.
Bom, para começar, o IX.br é o nome dado ao projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIbr) que promove e cria a infraestrutura necessária (Ponto de Intercambio de Internet - IXP) para a interconexão direta entre as redes ("Autonomous Systems" - ASs) .
Conforme o próprio site do IX.br, uma das principais vantagens deste modelo, é a racionalização dos custos, uma vez que os detentores do conteúdo estão conectados localmente e não através de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes.
Outra grande vantagem é o maior controle que uma rede pode ter com relação a entrega de seu tráfego o mais próximo possível do seu destino, o que em geral resulta em melhor desempenho e qualidade para seus clientes e operação mais eficiente da Internet como um todo.
A imagem abaixo ilustra como seria essa ligação física. No caso, vários participantes se conectariam ao switch central do IX e observe que todos possuem um IP dentro da mesma faixa /21. Do ponto de vista desses participantes, todos conseguem comunicar entre si sem depender de roteamento, pois todos estão na mesma faixa de IP e conseguem trocar informações localmente (como uma grande rede LAN).
Você deve estar se perguntando " Então eu tenho que fechar uma sessão BGP (peering) com cada participante para receber o conteúdo?" A resposta é sim e não.
Usando a imagem acima para explicar isso, no caso o AS 28306 esta conectado ao IX-SP (São Paulo) juntamente com diversos outros participantes, no caso para exemplificar, com a AMAZON e RIOT GAMES. Do ponto de vista do roteador do AS 28306, ele não terá que fechar uma sessão com cada participante para receber os prefixos desses conteúdos, ele (assim como todos os participantes) irão fechar sessão com os ROUTERS-SERVERS. Entretanto, é possível sim fechar um peering diretamente com algum participante, pois, o detentor do conteúdo pode possuir alguma politica que preferencie quem fecha peering diretamente com ele do que com os demais indiretamente.
Mas o que é um Router Server? Conforme site do IX.BR , ROUTER SERVER é um servidor de rotas que tem a função de um broker, um intermediário, facilitador ou concentrador. Cada participante fecha uma sessão com o servidor de rotas. Os prefixos recebidos de cada um serão repassados aos demais participantes.
Ok, entendemos que precisamos estar conectado ao PTT (ou IX) para conseguir fechar uma sessão (peering) com o Router Server e conseguir os prefixos de todos os participantes e os demais participantes receberem os meus prefixos, mas, como se conectar ao PTT e qual a vantagem?
Bom, para se conectar ao PTT você deve realizar um pedido a uma operadora que transporte você até algum PIX para você conseguir chegar ao PTT.
PIX nada mais é do que um ponto de acesso para se conectar ao PTT. Esses PIX normalmente são empresas privadas, como data centers, que possuem interconexão com o PIX central da região. Ao solicitar esse transporte, você irá informar a sua operadora qual VLAN que o IX.BR te forneceu para que a operadora realize esse transporte da sua estrutura que esta por exemplo em Belo Horizonte até um dos PIX's de São Paulo por exemplo.
A imagem abaixo ilustra os possiveis PIX's de se conectar em SP e qual o volume de trafego de cada um.
Mas, porque usar o PTT-SP como exemplo? Bom, hoje o PTT-SP é responsável por quase 5TB de trafego. Como grandes conteúdos se encontram em SP (Facebook, Riot Games, Google, Amazon, Youtube, Netflix) se tornou interessante para os ISP's de todo o país se conectarem em SP para buscarem esses conteúdos para melhorar a experiencia do usuário final e consequentemente, diminuir o seu consumo de banda IP, já que o preço da banda IP é muito maior do que o preço de transporte até o IX-SP pois para o IX.BR.
Graças a isso, nós , usuários finais, conseguimos uma grande melhora de navegação sem nem mesmo sabermos , pois, serviços como 8.8.8.8 (DNS google) , globo.com, Facebook, Netflix, Youtube. O proprio League of Legends e diversos outros conteúdos foram "trazidos" mais próximo de nós, fazendo com que nossa sensação de navegação se torne muito satisfatória. Caso queiram validar, dê um tracert -d para www.uol.com.br, www.globo.com e www.facebook.com para vocês observarem como a latência desses sites são baixas.
Para consultar os participantes, basta verificar no link abaixo (acredito que possa estar um pouco desatualizado, mas da para se ter uma noção)
https://ix.br/particip/sp
Dica: Todo tracert que você fizer para qualquer destino passar por algum ip que comece com 187.16.X.X isso quer dizer que esse conteúdo esta no IX pois todos os participantes do IX utilizam a classe de IP 187.16.X.X ;)
OBS: Alguns conteúdos como por exemplo o NETFLIX o tracert irá para fora do Brasil. Isso ocorre pois a pagina deles é hospedada fora e quando realizamos o login o mesmo consulta uma base de dados fora do Brasil porem o conteúdo ( no caso, as series e filmes) são servidos no PTT!
Espero que esse artigo tenha ajudado a explicar o que é o PTT e qual a sua importância na internet. Grande abraço e até a próxima!!!
Conteúdo excelente, até a minha tia entendeu.